0
Está na hora de ficar milionário (trecho)
Posted by Rubens Aguiar
on
10:09
in
Curiosidades
Por: Aguiar, Robson
" A economia brasileira passa por uma fase de ouro. Mas ela não vai durar para sempre. Saiba como aproveitá-la. "
GASTAR OU POUPAR? A oportunidade de economizar dinheiro agora para descansar no futuro é única. Mas o brasileiro ainda pensa mais em consumir no presente.
" A economia brasileira passa por uma fase de ouro. Mas ela não vai durar para sempre. Saiba como aproveitá-la. "
GASTAR OU POUPAR? A oportunidade de economizar dinheiro agora para descansar no futuro é única. Mas o brasileiro ainda pensa mais em consumir no presente.
Viajar no tempo é algo bastante comum, ao menos mentalmente. Toda vez que você se recusa a gastar R$ 100 de imediato e guarda o dinheiro para usar depois, participa de uma animada conversa mental com uma entidade que poderíamos chamar de seu “eu futuro”. Poupar significa abrir mão do próprio prazer e dar mais importância ao bem-estar dele, o “eu futuro”. Cada vez que você escolhe gastar logo os R$ 100, está ignorando os apelos dele e garantindo seu prazer imediato. Mas, se seu “eu futuro” não ganha o debate nunca (e você economiza pouco ou nada), é hora de vocês discutirem a relação – e tem de ser agora.
O jogo de convencimento entre as duas versões de você mesmo é uma variação daquilo que os pesquisadores de psicologia econômica conhecem por um nome pomposo: troca intertemporal. É simplesmente abrir mão de um prazer presente para aumentar a chance de ter prazer no futuro. Não se trata de uma invenção tresloucada da mente humana – a natureza faz isso muito bem há eras, como podemos ver em animais estocando alimento e, de maneira bem menos graciosa, em cinturas armazenando gordura. O processo é elegantemente explicado no livro O valor do amanhã, do economista e filósofo Eduardo Giannetti. Como revela a clássica fábula da cigarra e da formiga, poupar de maneira metódica sempre foi uma opção inteligente, para qualquer criatura, em qualquer tempo. Nem sempre, nem em qualquer lugar, porém, é fácil fazer isso. Eis o que há de mais excitante no Brasil de 2011: aqui e agora, está fácil como nunca poupar e enriquecer.
Por que, então, tão poucos de nós conseguem fazer isso? Você está entre esses poucos? Aproveita o momento para poupar e construir um futuro próspero? Ou gasta tudo o que ganha consumindo produtos que, cedo ou tarde, geram arrependimento? Não adianta tergiversar sobre o assunto. É a capacidade raríssima de extrair o máximo de oportunidades como a atual que define os futuros milionários. E a capacidade, também rara, de extrair ao menos boa parte dessa oportunidade define aqueles que, pelo menos, terão um futuro mais tranquilo.
Postar um comentário