0

Livre-se dos cabos do seu PC.

Posted by Rubens Aguiar on 19:47 in
Por Robson Aguiar.




"Já é possível eliminar os fios que ligam sua máquina a mouses, impressoras, fones de ouvido e até HD. Conheça a tecnologia para isso - e seu preço."



PC sem fios: periféricos podem ajudar usuários a manterem um ambiente mais organizado
PC sem fios: periféricos podem ajudar usuários a manterem um ambiente mais organizado (ThinkStock)


Atualemte, existem no Brasil mais de 85 milhões de computadores pessoais em uso, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas, o equivalente a quase uma máquina para cada dois cidadãos. Multiplicando esse número pelos sete cabos essenciais ao funcionamento de um PC (ligados ao monitor, mouse, teclado, fone de ouvido, rede e o próprio cabo de força da máquina), teremos cerca de 595 milhões cabos espelhados pelo país. Em alguns casos, parece que metade desses fios está sobre a sua mesa.

Para acabar com esse transtorno, existem algumas opções que podem diminuir drasticamente o número de fios, ajudando a tornar o seu ambiente de trabalho, ou de lazer, muito mais limpo e organizado. Os preços e as tecnologias utilizadas para alcançar esse objetivo podem variar, mas o resultado é sempre satisfatório.

Teclados e mouses são os primeiros a serem substituídos. A popularidade das versões sem fio desses produtos é tão grande que companhias como a Microsoft e a Logitech vendem pacotes com os dois itens juntos para poupar tempo de pesquisa do consumidor. Esses dispositivos funcionam com duas tecnologias distintas: por raios infravermelhos ou Bluetooth. No primeiro caso, o usuário deve conectar um pequeno dispositivo ao computador na porta USB, que funciona como um receptor. Tanto o mouse quanto o teclado devem estar sempre à vista do aparelho para que ele funcione. Já a segunda opção, o Bluetooth, é bem mais flexível permitindo que o usuário possa alterar a disposição dos acessórios sem interromper a transmissão de dados.

Essa mesma tecnologia funciona para outros dispositivos, caso das caixas de som e dos fones de ouvido. Dependendo de alguns fatores estruturais, como o a espessura das paredes na sua casa, é possível utilizá-los em diversos cômodos sem que haja interferência. Por exemplo, com o computador no quarto, você pode ir até a cozinha com seu fone ou mesmo colocar a caixa de som na sacada do seu apartamento. O problema é que esses aparelhos costumam ser um pouco mais caros do que os outros dispositivos sem fio, podendo facilmente consumir cerca de 200 reais do seu orçamento, dependendo do modelo. Um fone da Behringer, por exemplo, pode ser adquirido por 180 reais, enquanto que um modelo mais avançado da concorrente Sennheiser beira a margem dos 1.000 reais.
Confira a seguir os dispositivos para eliminar os fios do seu PC

Outra categoria de produtos interessante é a daqueles que utilizam a rede doméstica, Wi-Fi, para se comunicar com outros dispositivos da casa – como é o caso de impressoras e até mesmo discos rígidos que podem ser acessados por diversos computadores ao mesmo tempo. Eles funcionam de forma independente e sua configuração é um pouco mais complicada, uma vez que demanda uma estrutura de rede já instalada, além da definição de senhas de acesso e ao roteador – responsável por distribuir a rede pela residência. Fabricantes como Hewlett-Packard e Lexmark oferecem as opções mais em conta no caso das impressoras. Com opções mais simples, os modelos dessas empresas são ótimos substitutos para os produtos atuais com fio.

Os HDs sem fio são interessantes, mas não totalmente necessários. Assim como as impressoras, eles podem ser acessados por outros computadores, como notebooks e desktops, como se fossem um disco compartilhado em uma rede comum. O problema é que eles ainda são muito caros, com um preço inicial de 500 reais, como é o caso do disco de 1 TB da companhia LaCie.

Mas para que os dispositivos dependentes da rede Wi-Fi funcionem, é necessário ter uma rede interna bem estruturada – note apenas que uma ligação com a internet não é necessária para que os aparelhos funcionem. Para isso, é preciso ter um roteador sem fio configurado, uma peça simples que ficou barata e popular. Se você quiser ainda acabar com mais um cabo, como o de rede ligado à sua máquina, talvez seja interessante investir um pouco mais em um adaptador wireless para o seu desktop. Ele tem, geralmente, a aparência de um pen-drive, e garante a conexão da sua máquina em qualquer lugar da casa – algo que não é problema para os usuários de notebooks.

Substituindo esses itens vitais, você poderá notar de imediato um aíivio visual no número de cabos na sua mesa. Cabos de força ainda devem permanecer no mesmo lugar por algum tempo, uma vez que os projetos de eletricidade sem fio ainda estão em fase de testes. Mesmo assim, vale ficar de olho nas novidades para reduzir ainda mais o número de cabos em sua mesa.

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Teen Digital, Tecnologia, Mídia, Comunicação e Muito mais All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates